Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mais de 40 professores da rede municipal fazem GESTAR II


O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar visa à formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. Tem como objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências; e colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar visa à formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. Tem como objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências; e colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.
A capacitação da coordenadora do programa, Jorgina Guedes, e dos tutores Reinata Silva e Eson Clei Aragão ocorreu entre os dias 30/11 e 11/12, na cidade Amargosa-BA.
O curso iniciou no dia 12 de abril, com a participação de mais de 40 professores.

Novo Plano de Carreira e remuneração dos Servidores do Magistério de Central é implementado

Foi aprovado na manhã do dia 18 de abril terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores, o Plano de Carreira e remuneração dos Servidores do Magistério, desenvolvido pela Prefeitura de Central, através da Secretaria Municipal de Educação.
Com aprovação do plano busca-se valorizar o profissional levando em conta sua formação acadêmica, cursos de aperfeiçoamento profissional e o tempo em que atua na rede municipal Tudo isso incidirá com ganhos salariais significativos, de acordo com o nível em que o profissional se encontra. Há também as gratificações para professores que atuam em classes com alunos portadores de necessidades especiais, professores em efetiva regência de classe que atuam na educação infantil e no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, para gestores escolares e coordenadores, entre outras conquistas.
Os professores receberam salário de abril já com as vantagens do novo plano, havendo aumento nos ganhos reais de até 50% nos vencimentos.
Para o secretário de Educação, Adalberto Martins, a conquista faz parte das diversas
ações que a atual gestão realiza em prol da educação.

Ônibus novo de 27 lugares atende aos povoado de Mandacaru, Morro de Lúcio e Brincos


O município de Central recebeu no final de 2009 um ônibus novo do FNDE — programa Caminho da Escola, com capacidade para 27 passageiros.
Com o objetivo de melhorar o atendimentos aos estudantes dos povoados de Morro de Lúcio, Brincos e Mandacaru, o prefeito decidiu que o ônibus ficaria no povoado de Mandacaru dos Rochas, para assim, atender às comunidades circunvizinhas. O ônibus começou a transportar os alunos no início de março de 2010.

Prefeitura e Secretaria oferecem curso de música para 30 alunos da Filarmônica de Central

Através de um antigo apelo da sociedade centralense em ter na cidade uma Banda Filarmônica, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seus representantes legais, se uniram para realizar os anseios da sociedade e fundar a tão sonhada Filarmônica, algo necessário em se tratando de cultural musical, tendo em vista que a expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa das crianças, dos adolescentes, dos jovens e da população em geral, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e cidadã.

Neste contexto, a administração municipal desenvolveu um projeto para a fundação Filarmônica. Em 07 de Marco de 2010, contratou o maestro Armando Gerry de Andrade, e criou uma escola de música para qualificar 60 alunos, objetivando atingir todas as camadas da sociedade, independentemente de suas convicções religiosas, políticas e classe social, com oportunidades iguais para todos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
Consiste em 03 (três) etapas distintas e seqüenciais: a primeira se refere ao nivelamento e capacitação dos aluno; a segunda etapa, consiste no início das aulas práticas que objetivarão desenvolver a agilidade, a afinação e a sensibilidade musical; a terceira etapa será o momento em que haverá a expansão do trabalho para fora dos muros da escola de




12 escolas municipais já contam com laboratórios de informática

Inauguração do infocentro da Escola Municipal Prof. Rosalvo

O município de Central conta hoje com vários laboratórios de informática Instalados, sendo 4 na sede: nas escolas Prof. Rosalvo (20 computadores), Iolanda Costa e Silva, Luiz Viana Filho e Roberto Santos com 10 computadores em cada laboratório. Nos povoados já estão instalados os centros de informática nas escolas Felinto Pires Maciel (Maxixe), João Ribeiro Maciel (Nova Vista), Santa Bárbara (Larga dos Mendes), Joaquim Lourenço da Rocha (Mandacaru), JK (Vereda), Ramilo Liberato (Palmeiras), Euzébio Ferreira de Brito (Larguinha) e Clara Maria de Jesus (Morro de Lúcio).
Ainda temos mais 6 escolas com salas adaptadas para receberem computadores, a saber: Joviniano Ferreira do Amaral (Caldeirãozinho), Luís Viana (Gameleira), Maria Machado (Mandacaru), Villa-Lobos (Capoeira da Serra) e Geraldino Miguel da Costa (Roçadinho).
Até o final de 2011, teremos 18 escolas com laboratórios de informática atendendo mais de 3000 alunos.
Os computadores atendem às necessidades básicas dos alunos através de curso de informática, além de incluí-los no mundo virtual através da internet e fazer parcerias com os Pontos de Cultura nas suas oficinas de informática básica e audiovisual.
Os computadores contam com vários softwares educacionais do MEC.

CAPACITAÇÃO DOS ALFABETIZADORES - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO