A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) divulgou nesta segunda-feira, 17 de outubro de 2011, o resultado da seleção pública de projetos de Demanda Espontânea. O número de projetos inscritos e a qualidade das propostas apresentadas superaram as expectativas, levando a Secretaria a buscar um aumento no valor dos recursos, de forma a contemplar um número maior de projetos nessa seleção.
Dos 838 projetos inscritos, 609 foram habilitados e, finalmente, 216 aprovados. Desse total, 121 são iniciativas que vão acontecer na capital, enquanto 95 ações serão realizadas em 125 municípios do interior. Todos os projetos apoiados deverão ser iniciados até o final do primeiro semestre de 2012. Já em relação à procedência dos proponentes que tiveram seus projetos aprovados, 157 são de Salvador e 59 de cidades do interior do Estado, abarcando 14 Territórios de Identidade em relação à proponência das ações.
Confirmando a política de participação em editais da cultura, tendo em vista a elaboração de projetos para a Secretaria e entidades da sociedade civil parceiras, com o empenho do secretário de Educação, Adalberto Martins, juntamente com sua equipe, Central consegue a aprovação de mais 3 projetos culturais, colocando Central como o único do interior da Bahia a ter 3 projetos aprovados pelo Fundo de Cultura da Bahia. Dos projetos aprovados, 2 têm como proponente o Comac, sendo o Projeto de Apoio ao Reisado de São Gonçalo de Morro de Lúcio e o Projeto de Apoio à Filarmônica de Central. E 1 como proponente pessoa física, Adalberto Ferreira Martins, que é o Projeto de Fortalecimento do Teatro do Território de Irecê.
Conheça um pouco as propostas:
- Projeto de Apoio ao Reisado de São Gonçalo de Morro de Lúcio cuja proposta reconhecer a importante contribuição para as manifestações culturais do município de Central-BA que dá os Grupos de Reisado e Roda de São Gonçalo do povoado de Morros de Lúcio, através do apoio na aquisição de figurinos e instrumentos musicais, para os mesmos, elevando a sua autoestima.
- Projeto de Fortalecimento do Teatro do Território de Irecê cuja proposta
visa potencializar as Artes Cênicas no Território de Irecê através da sensibilização de dirigentes de educação e cultura, capacitação de 60 professores de Educação Artística, formação de festivais de teatro nas escolas públicas atendidas, culminando com a realização do I Festival Regional de Teatro do Território de Irecê, que terá como sede o município de Central-BA.
- Projeto de Apoio à Filarmônica de Central com o objetivo de complementar instrumentos para a Filarmônica de Central-BA, oferecendo a crianças e adolescentes oportunidades artísticas, contribuindo para a redução da repetência, evasão escolar, levando-os a tornarem cidadãos.
Demanda Espontânea
A Demanda Espontânea é uma modalidade de apoio do Fundo de Cultura criada com o objetivo de apoiar todo tipo de iniciativa cultural que não estivesse coberta pelos editais temáticos, de linguagens ou áreas específicas, sem limite de valor. Este ano, quando a Secretária não abriu editais temáticos, ela foi destinada a todas as áreas e de todos os tipos de iniciativas culturais, transformando-se na principal iniciativa do Fundo de Cultura em 2011, após a regularização de todos os pagamentos dos editais atrasados, de 2009 e 2010, no começo do primeiro semestre.