Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Acordo abre espaço para formulação de política de cultura do ensino básico

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Anna de Hollanda, assinaram na quinta-feira, 8, em Brasília, acordo de cooperação técnica para a formulação da política de cultura para a educação básica. Estimado em R$ 80 milhões, o acordo reúne seis iniciativas conjuntas para beneficiar mais de 1 milhão de pessoas a partir de fevereiro de 2012 e atingir 5 milhões até 2014.

As iniciativas conjuntas permitirão a expansão do ensino médio em tempo integral, segundo Haddad. A partir do acordo, pontos de cultura, grupos e espaços culturais poderão receber estudantes no turno oposto ao daquele em que estudam (contraturno), de forma a complementar as aulas da rede de ensino.

O pacto expande a cooperação entre os dois ministérios, que atuam juntos desde 2006 no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Entre as ações previstas no acordo assinado nesta quinta-feira está o projeto Mais Cultura na Escola, destinado a promover a integração entre os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, do MEC, com os pontos, grupos e espaços culturais apoiados pelo MinC. Outra iniciativa é a ampliação do programa Agentes de Leitura, que seleciona e capacita jovens para atuar na formação de novos leitores.

O acordo também possibilitará maior acesso, no Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) do MEC, a livros de arte e demais acervos culturais, em diversos tipos de mídia, ofertados pelo Ministério da Cultura. O Cine Educação, também da pasta da Cultura, receberá filmes de longa e curta metragem nacionais do acervo do MEC. A parceria prevê ainda a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação de professores nessas áreas.

Durante a vigência do pacto, serão realizadas pesquisas e executado o mapeamento das ações públicas que relacionam educação e cultura em todo território nacional.

De acordo com o ministro Fernando Haddad, educação e cultura são indissociáveis na formação dos jovens. Para ele, o momento é propício para fortalecer as ações que unem as duas pastas. “Esse acordo de cooperação visa a levar mais cultura para dentro da escola e a levar a educação para fora da escola, para os ambientes em que há cultura à espera de jovens ávidos para transformar o mundo”, disse Haddad.

domingo, 27 de novembro de 2011

Duas Escolas de Central recebem do Ministério da Educação projetor ProInfo


As escolas Luiz Viana Filho e Professor Rosalvo Ferreira dos Santos do município de Central receberam do Ministério da educação um aparelho super moderno, capaz de unir tecnologia e desenvolvimento num só lugar, trata-se do “Projetor ProInfo”,veio para substituir o projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Pesa pouco mais de quatro quilos e utiliza apenas uma tomada. Não precisa de configuração específica, nem que sejam instalados softwares. Possui sistema wireless, que permite o acesso à internet sem fio e projeta o conteúdo em qualquer parede.

O Projetor Proinfo, é uma iniciativa do Ministério da Educação. Além de projetar imagens, ele é um computador com CD/DVD, acesso a Internet com WI-FI, áudio, microfone, USB dentre outros serviços que o sistema operacional livre proporciona para o usuário. Tudo em um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escola Municipal Ramilo Liberato realizou o projeto "Sem Água Não Tem Vida"


APRESENTAÇÃO

O projeto “Sem Água Não Tem Vida", desenvolvido na Escola Municipal Ramilo Liberato, povoado de Palmeiras, foi executado a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso, é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que já conhece e também da possibilidade de utilizar o conhecimento em outras situações. (PCN, 1997, p. 47). O trabalho com a realidade

local possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido e, por isso, possível de ser campo de aplicação do conhecimento. Grande parte dos assuntos mais significativos para os alunos estão circunscritos à realidade mais próxima, ou seja, sua comunidade, sua região. E isso faz com que o trabalho com a realidade local seja de importância vital.

O meio em que vivemos é rico em possibilidade de exploração, por isso devemos sempre apresentar a realidade concreta como ponto de partida para a criança entender melhor o seu mundo, o seu espaço, a sua história, reconhecendo a natureza como provedora de bens para a nossa sobrevivência na Terra. É preciso que ela compreenda a sua cotidianidade, a sociedade em que vive, conhecendo o espaço que está sendo construído e a natureza que está sendo transformada por essa sociedade.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto Parada da Leitura


JUSTIFICATIVA

Visando despertar a comunidade local para o interesse pela leitura, vimos a necessidade de implantar um projeto voltado à leitura.

Tendo em vista que a leitura traz para o indivíduo um desenvolvimento intelectual e social, promovendo a interação geral, pois quem ler, reflete, escreve e se expressa bem.

OBJETIVO GERAL

  • Melhorar a qualidade da leitura e escrita da comunidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando-se da leitura e do diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • Saber utilizar diferentes fontes de informação adquiridas durante a leitura para construir conhecimentos;

  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador da sociedade em que está inserido.

Alunos da Escola Municipal Iolanda Costa e Silva

no momento da "Parada da Leitura"

II Conferência de Cultura em Central

No dia 2 de setembro, foi realizada a II Conferência Municipal de Cultura de Central, com o tema “Planejar é Preciso, Consolidação dos Planos de Cultural”. Contamos com a presença do prefeito Leonandes Santana, do vice-prefeito Uilson Monteiro, do secretário de educação Adalberto Martins.
As atividades giraram em torno de seis eixos temáticos:

I – expressões artísticas, artes visuais, audiovisual, circo, dança, teatro, literatura e música;

II – patrimônio de memória (arquivo, museu e memória, arquitetura e urbanismo, patrimônios material e imaterial e culturas populares;

III – pensamento e leitura (livro e leitura), biblioteca e pesquisadores e estudiosos da cultura;

IV – transversalidade da cultura

V – cultura e educação;

VI – cultura e diretos humanos.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Encerramento de turma do Topa no povoado de Baraúna

Festa de confraternização e encerramento da 4ª etapa da turma do programa Todos Pela Alfabetização - Topa, no povoado de Baraúna.

A coordenadora do programa, Nercina Miranda, entregou os certificados de conclusão aos alfabetizandos.




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comemoração do Dia das Crianças na Escola Municipal Manoel Lourenço, povoado de Traíras















No dia 11 de outubro, os funcionários da secretaria de educação, com o apoio do secretário e parceiros, comemoraram o Dia da Criança, na Escola Municipal Manoel Lourenço, povoado de Traíras, com a seguinte programação: pula-pula, festival de sorvete, presente para as crianças, amigo secreto e outras diversões.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães em ação

A escola municipal Luís Eduardo Magalhães presenteou seus alunos pela terceira vez com brinquedos através de parcerias com a comunidade escolar juntamente com os funcionários da própria escola,alegrando as crianças no seu dia, realizado em 10/10/2011, nos dois turnos, com bolos, salgados, pipoca, suco e várias brincadeiras .

Dando continuidade à semana da criança, nesta terça-feira, dia 11/10/2011, realizou um encontro da saúde /escola em parceria com Centro de saúde, Escola Luís Eduardo e Igreja Batista de Central. O projeto envolveu toda comunidade escolar, alunos, funcionários, professores, equipe gestora e convidados, contando com a presença do Sr.Dr.Raimir (secretário de saúde). Foram realizadas palestras para os pais com a enfermeira chefe Louriam B. Machado, e animação da criança com o pessoal da Igreja Batista de Central. A culminância foi uma distribuição de lanches para todos os presentes.

A unidade escolar agradece a seus parceiros e pais que se envolveram no projeto.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Entre os 216 projetos culturais que serão apoiados com recursos do Fundo de Cultura em 2011/2012, 03 são de Central

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) divulgou nesta segunda-feira, 17 de outubro de 2011, o resultado da seleção pública de projetos de Demanda Espontânea. O número de projetos inscritos e a qualidade das propostas apresentadas superaram as expectativas, levando a Secretaria a buscar um aumento no valor dos recursos, de forma a contemplar um número maior de projetos nessa seleção.

Dos 838 projetos inscritos, 609 foram habilitados e, finalmente, 216 aprovados. Desse total, 121 são iniciativas que vão acontecer na capital, enquanto 95 ações serão realizadas em 125 municípios do interior. Todos os projetos apoiados deverão ser iniciados até o final do primeiro semestre de 2012. Já em relação à procedência dos proponentes que tiveram seus projetos aprovados, 157 são de Salvador e 59 de cidades do interior do Estado, abarcando 14 Territórios de Identidade em relação à proponência das ações.

Confirmando a política de participação em editais da cultura, tendo em vista a elaboração de projetos para a Secretaria e entidades da sociedade civil parceiras, com o empenho do secretário de Educação, Adalberto Martins, juntamente com sua equipe, Central consegue a aprovação de mais 3 projetos culturais, colocando Central como o único do interior da Bahia a ter 3 projetos aprovados pelo Fundo de Cultura da Bahia.

Dos projetos aprovados, 2 têm como proponente o Comac, sendo o Projeto de Apoio ao Reisado de São Gonçalo de Morro de Lúcio e o Projeto de Apoio à Filarmônica de Central. E 1 como proponente pessoa física, Adalberto Ferreira Martins, que é o Projeto de Fortalecimento do Teatro do Território de Irecê.

Conheça um pouco as propostas:

  • Projeto de Apoio ao Reisado de São Gonçalo de Morro de Lúcio cuja proposta reconhecer a importante contribuição para as manifestações culturais do município de Central-BA que dá os Grupos de Reisado e Roda de São Gonçalo do povoado de Morros de Lúcio, através do apoio na aquisição de figurinos e instrumentos musicais, para os mesmos, elevando a sua autoestima.
  • Projeto de Fortalecimento do Teatro do Território de Irecê cuja proposta

    visa potencializar as Artes Cênicas no Território de Irecê através da sensibilização de dirigentes de educação e cultura, capacitação de 60 professores de Educação Artística, formação de festivais de teatro nas escolas públicas atendidas, culminando com a realização do I Festival Regional de Teatro do Território de Irecê, que terá como sede o município de Central-BA.
  • Projeto de Apoio à Filarmônica de Central com o objetivo de complementar instrumentos para a Filarmônica de Central-BA, oferecendo a crianças e adolescentes oportunidades artísticas, contribuindo para a redução da repetência, evasão escolar, levando-os a tornarem cidadãos.

Demanda Espontânea

A Demanda Espontânea é uma modalidade de apoio do Fundo de Cultura criada com o objetivo de apoiar todo tipo de iniciativa cultural que não estivesse coberta pelos editais temáticos, de linguagens ou áreas específicas, sem limite de valor. Este ano, quando a Secretária não abriu editais temáticos, ela foi destinada a todas as áreas e de todos os tipos de iniciativas culturais, transformando-se na principal iniciativa do Fundo de Cultura em 2011, após a regularização de todos os pagamentos dos editais atrasados, de 2009 e 2010, no começo do primeiro semestre.

CAPACITAÇÃO DOS ALFABETIZADORES - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO