Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Programa com Todas as Letras já atende mais de 200 alunos


O Programa Com Todas as Letras, concebido e implementado pela Secretaria de Educação de Central, tem por objetivo proporcionar aos alunos não alfabetizados oportunidades efetivas para vencerem os desafios relacionados à aquisição e ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
Com base em diretrizes psicopedagógicas realizar-se-á um trabalho em que os educandos serão vistos como sujeitos que precisarão ter sucesso em suas aprendizagens, para se desenvolverem pessoalmente e para terem elevado autoconceito de si mesmo.
O Programa será oferecido em todas as Unidades Escolares Municipais, para alunos de 2ª a 8ª séries.
As aulas serão ministradas em horário inverso as do ensino regular. Assim, se o aluno estuda no período da manhã ele freqüenta as aulas do Programa no período da tarde e vice-versa.
Aos professores que ministrarão aulas no Programa será assegurada a formação continuada, que terá como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento profissional docente. Nessa perspectiva, destaca-se um trabalho pautado tanto em uma reflexão sobre a prática docente, como nos conhecimentos teóricos disponíveis.

sábado, 26 de junho de 2010

Diretores e Cordenadores Pedagógicos são capacitados

Com o propósito de atender as ações planejadas no Plano de Ações Articuladas - PAR, na busca da melhoria da qualidade da educação pública, no dia 17 de maio, no sala do laboratório de informática da Escola Professor Rosalvo, iniciou a capacitação de diretores e coordenadores pedagógicos da rede muncipal de Central com ênfase nos seguintes temas: construção dos projetos políticos pedagógicos das escolas da rede municipal; elaboração do currículo da rede municipal de ensino; formação continuada para coordenadores pedagógicos das escolas. A proposta visa a capacitação para a equipe de gestores e coordenadores da rede municipal, com orientações períodicas para a construção desses documentos nas escolas.
O trabalho prima pela valorização qualificada da equipe técnica da rede e esses serão os multiplicadores dos trabalhos nas escolas. A elaboração desses documentos requer a participação democrática de toda a comunidade escolar na decisão sobre a educação a ser oferecida pela escola. Por isso que os gestores estão sendo orientados para realizar o trabalho de mobilização da comunidade escolar. Os encontros estão sendo realizados uma vez por semana com carga horária de quatro horas, sob a orientação da pedagoga Ivanete Gomes Pereira.

CAPACITAÇÃO DOS ALFABETIZADORES - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO